sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Já que eu fico puxando sardinha pros retrievers...

Todo mundo sabe que eu MEGA puxo sardinha pros retrievers...
Ao mesmo tempo, todo mundo sabe, que aqui no Brasil, é dificil ter um cão desses competitivos...
Não sei...eu sou desconfiada... Acho que dá, sinceramente. Talvez no G3 seja extremamente dificil, pois lá a pista tem que ser perfeita, mas com muita velocidade. E acho que é ai que os retrievers perdem. Na velocidade. Pois o que vejo, deles é fazendo as pistas inteiras, geralmente sem erros, zeradas. Eles são naturalmente bons parece... Mas o que peca é a velocidade em que fazem.
Mas...ainda acho que isso pode mudar... É só a gente querer! Botar cães menos pesados em pista, trabalhar muito condicionamento físico, se for necessário, fisioterapia, alimentação diferenciada...Enfim, transformá-los em reais atletas...Ainda assim, a ossatura impede um pouco...Mas, aqui fica a pergunta, será que não da pra fazer, justamente da ossatura, um diferencial?

Mas, quem falou sobre isso, e que eu vim divulgar, foi o Fabiano, que fez um post muito massa, com um vídeo comparativo entre goldens e Bordes!
Vale MUITO a pena ler e ver! ;)

Para ver o blog clique:

Goldens x Borders - o embate natimorto by Fabi Estiga


Beijos pra quem fica!!!

5 comentários:

  1. Legal isso, porém criadores teriam que fazer uma criação voltada para trabalho também. Acho difícil porque não ganhariam nada em expos.

    A Hanna, uma Golden que competia no grau 3, uns três anos atrás, era boa, tinha vários atributos só vistos no Brasil nos BCs. Zonas boas, entrada de slalon boa e mesmo assim não dava pra competir, talvez pelo treinamento.

    ResponderExcluir
  2. Acho que o treinamento e a vontade de trabalhar do cão valem 60%, os outros 40% vão do corpo do bicho em ajudar ou não. BC é um dog que sempre foi selecionado para trabalho com ovelhas, e por isso é uma das poucas raças que ainda possuem essa linhagem. BC de beleza é coisa nova. Já com outras raças é o contrário, anos e anos de seleção exclusiva para beleza e temperamento adequado a vida nas cidades. A Luiza (da Léia) disse que encontrou um canil americano que trabalha com Goldens de trabalho, são pequenos e muito leves. Mas é bem raro encontrar quem hoje em dia trabalhe com esse tipo de cão. Quem vai querer se não for pro agility? Nos países onde o aglity é grande ainda existem criadores que conseguem viver disso, criando várias raças, mas no BR? Pergunta pra qualquer um se a pessoa quer um Golden grande, peludo e lindo ou um magricelo agitado? É complicado.

    ResponderExcluir
  3. Acho que primeiramente quem tem um retriever não o tem para o agility que é o que em algumas vezes acontece com os BCs. Dono de retriever quer um cão de companhia, pra brincar e agility é só mais uma forma de brincadeira. No grau 2 acho que pela vantagem de serem mais constantes, acabam por se saírem melhor que alguns borders que na ânsia louca, acabam cometendo falta. Tobby já foi bom rss, conseguiu passar pro grau 3 mas com a história dos 10% fica impossível. Na época da Hanna e da Aloha que competiam no grau 3, não faziam feio.
    Já o Tobby sem treino e fora de forma é só torcer pra conseguir acabar a pista kkkk

    ResponderExcluir
  4. Ixii! Pera pera pera! hauhauah Acho que eu me fiz interpretar mal! Mas vamos lá! hauhauhaha Concordo TOTAL com a Ma, que 60% vem do cão, vontade de trabalhar e tudo mais, e os outros 40% do corpo, talvez até menos...
    O que eu penso é assim... Não digo que golden não tem que ter ossatura, nem pelagem, ao contrário, TEM que ter, da mesma maneira que o Labrador tem que ter formato de barril. Isso é descrito, como um tipo de melhora pro que eles precisavam fazer, que é caça na água! Ponto! Na verdade nem caça, é busca na água. Precisavam ser rápidos principalmente na água. Então, a ossatura, e todo seu formato, ajudavam nesse tipo de tarefa. O pelo, tem que existir, pois, afinal, eles entravam em águas geladas, etc...Enfim, acho que tem que ter pelo, e tem que ter ossatura! Ponto! Mas não TANTO! Não do jeito que é aqui no Br, e nem no jeito que é nos EUA! Ok, todo mundo quer um filhotinho peludo, que vire um ursão depois... Mas não acho que seja o certo, entende? Se os criadores tendessem a criar pelo TEMPERAMENTO, acho que seria o mais correto. Eu sinceramente acho que da pra conciliar. Um dos melhores flats de trabalho do MUNDO, é um dos mais peludos que eu já vi!! Mesmo! O que eu penso é: Retriever é cão de familia, porque é fofo, porque é "obediente", porque é extremamente dócil, porque não morde, etc...Mas, porque ele é assim? Porque o tipo de trabalho que ele tinha que fazer, tinha que ter esses atributos. Ele tinha que ser dócil pra conviver com a familia, tinha que ir buscar uma caça, e trazer sem destruir, e tinha que querer trabalhar pro seu dono. Exatamente como o Border Collie, tem que "pastorear" visando a pessoa com quem ele ta trabalhando...Hm, ficou mais fácil de entender, o meu ponto de vista? hauhauahuah Tipo, não acho que os retrievers tem que ser cães de agility. Não mesmo. Eles tem que ser cães de familia! Primeiro de tudo! Mas a linhagem trabalho permite que eles sejam isso, mas com o "cérebro" como dizem os Portugueses criadores, mais aflorados pro trabalho, ou seja, um pouco mais ativos. Coisa que expo nenhuma julga. Bem como temos visto MUITOS borders, "mortos"!
    Enfim, conheço criadores, muitos, que criam do jeito que tem que ser: Retrievers de boa ossatura, sem esse exagero que nós vemos, com bastante pelo (não precisa ser um Collie da vida), e com um temperamento FORA de série! E é assim que eu acho que tem que ser. É o que vou buscar pros meus flats. Eu vou SEMPRE preferir os cães de trabalho, que seja sempre o mais fiel, pro que ele nasceu pra ser. Minha mentalidade é: se você quer um cão mais de compania, que não faça nada, então compre um cão de compania.

    ResponderExcluir
  5. Uia! Que papo mais cabeça! =) Só entendo de SRDs... HAuhAUhuAHuAUHA!!

    Mas eu gosto de ver outras raças no agility. =) Competitivos ou não.

    'Tô lôca pra levar D. Giannina pr'um BR. A que tem um Boxer no G2 aqui no Rio.

    ResponderExcluir