domingo, 15 de julho de 2012

Forobodó.... e comparações...

Como não podia deixar de ser, toda vez que rola alguma discussão no agility, eu tento pensar em algo... E ai sempre surgem as comparações...

Lá no fórum da CBA, uma vez quando começaram a discutir sobre os horários de provas, etc e tal, chegaram a ponto de discutir, porque não era passível a comparação entre BR, e outros paises...

Eu acho que isso SEMPRE é válido, afinal, eu sinceramente não vejo diferença, apenas que eles tem OUTROS critérios, e pensam de outra maneira sobre o agility. Eles tem mais público, talvez porque seja mais competitivo. Mas acho que são mais competitivos, pois buscaram isso...

Não vou bater o martelo como tão fazendo, porque afinal já o fizeram demais, e já deram muitos exemplos...O último foi no blog do Miguel, um post muito muito bom, e com comentários fantásticos também, que gerou uma discussão muito boa...

O link fica AQUI

Agora, o que eu quero colocar, é um vídeo, que eu tava conversando sobre, com a Gabi, hoje...

É um video que a Daisy Peel postou, onde ela mostra a estréia da nova cadela dela, a Juno...

É só uma coisa, para se pensar... Olha como eles pensam na frente, e como eles pensam no agility lá fora... E como nós pensamos aqui dentro...
Se parar pra pensar, esse vídeo é uma resposta pra todas nossas críticas hoje pro Agility Brasileiro...




Minha percepção, comparando com o BR:

1. Dane-se se o dog tá pronto ou não, o que importa é competir... É sentir o cão. Como disse a Gabi pra mim hoje, é dar km de provas pra um dog. É dar noção. A partir disso, você vai saber pra onde seguir com seu cão.

2. Tendo em vista o ponto de cima, AI SIM, é um agility FUN. Porque não adianta: a medida que queremos um cão "pronto" pro agility, e pronto eu digo, que saiba fazer o min. certo em uma pista, queremos um cão competitivo. Não adianta. Podemos até tentar nos enganar, mas é assim que funciona... Ou seja, um prova oficial, deixou de ser fun.

3. Ela errou, e pode continuar competindo normalmente com o cão dela... Independente do que ela estava fazendo...

Isso é o que dá pra ver no vídeo...ou perceber... Há outros pontos também: Se ela consegue "demorar" esse tempo na prova, provavelmente pq há tempo...
Eu teria que estudar mais as provas de fora, para dar pitacos mais certeiros... Mas não é possível, que esse tipo de coisa não queira dizer nada...

Tenho minhas opiniões sobre as novas regras da CBA, e algumas questões antigas. E sinceramente, temos 2 semanas antes do inicio da temporada para o Paulista, e MESES até o inicio do BR.

Eu acho que dá sim pra resolver tudo isso até lá... E ultimamente são 3 questões básicas

- Participação de crianças no Iniciante com cães experientes
- Horário de prova que permita a dupla terminar suas pistas (acredito que essa já tenha sido esclarecida)
- Terminar as pistas/ Treinar/ Corrigir - Como fazer?

Sem mais ;)

7 comentários:

  1. Como disse no Rockagility que gravamos hoje, o Agility TEM QUE SER FUN, na minha opinião.

    Mas, neste fim de semana, a maior parte da galera do agility, não está muito fun, não!

    Excelente o vídeo, e adoro Björk!!!...kkkk. Canta muito!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Dani!!
    É nisso que eu penso, que lá fora é MUITO mais fun, porque começa assim! E isso leva a atitudes como a gente viu da Lisa no mundial... O povo começa sem pressão, e vai vendo a evolução... Não tem jeito, é ai que é animador!
    O povo tá bemmmmmmm tenso esses tempos né!? ahauahuaha
    Mas bom...enquanto isso, o jeito é continuar postando, e falando, falando... Quero nem ver o próximo paulista!!

    O vídeo é demais! Gargalhei horrores, e a música é fanstastique!

    ResponderExcluir
  3. É assim lá fora, vc paga, vc usa seu tempo. E lá os iniciantes são tratados como iniciantes. Ninguem espera cão 100% pronto na categoria Novice, pq n é pra isso q ela serve. Tanto que para conseguir um Q (zerado) as duplas podem ter refugo e até eliminação. Muito diferente.

    E isso vem mto do esquema de títulos dele, sei lá se tem podium de novice, se tem eu NUNCA vi um americano se gabar dele. O pessoal sempre conta o desempenho individual, se a pista foi zerada ou não. Você tá lá pra ver a quantas anda seu treinamento com seu cão, não pra competir, o que não acontece aqui no nosso iniciantes e nos graus mais baixos.

    Eu sou super fã do esquema de títulos do agility americano, pra mim ele eh o melhor que existe. Estimula as duplas a serem sempre melhores de foram ontem, ao invés de incentivar elas a serem as melhores das piores, é muita pouca pressão nos graus mais baixos, muito light, como deveria ser.

    ResponderExcluir
  4. Ta ai! Essa seria a idéia!! Não faz sentido na minha cabeça, ser competitivo logo no iniciante... Mas parece que aqui no BR, já bota essa nóia desde o começou... E ai vem a história do: o dog não ta preparado pra entrar em pista...
    Enfim, muita coisa pra mudar...

    Luiza, pra ver sobre os regulamentos de lá, e tudo mais, vê no site da AKC? Ou de onde?

    ResponderExcluir
  5. Acho que no site da AKC deve ter, eu peguei mtas coisas dos videos que eu assitia e perguntando pro povo pelo youtube, rsrs

    E na cleanrun tbm

    ResponderExcluir
  6. Entendi!!! Valeeeeeeu! Vou procurar mais sobre!!

    ResponderExcluir
  7. Eu 'tô mesmo out do assunto... O seminário me tomou tempo e nem sabia o que estava acontecendo! *rs*

    Eu apoio o discurso da Luíza. Muito justo.

    Eu me sentia pressionada no Iniciantes e com certeza me sentirei no G1 com Sauza.

    Enfim, o foco não sou eu *rs*.

    Antes de o agility ser competitivo ele tem que ser divertido. Não li ainda as novas regras, mas, pow... Essa história de criança não receber o pódio, a medalha... 'Mó sacanagem. Cria-se dentro da regra uma que permita isso e pronto! Faça algo que COLABORE ao invés de prejudicar o andamento do esporte que já não é lá tão bom das pernas no nosso país.

    TREINAR na pista é questão do bom senso mesmo. Fica difícil o árbitro julgar o TEMPO do condutor na pista, se já é o suficiente, se 'tá treinando muito... Isso acho que tem que valer da consciência de cada um. Com a Brisa, que é uma doga bolada e lenta, se eu corrigir ela medra ainda mais e o efeito é reverso; ou seja, eu sigo a pista sem correção alguma. Ela NÃO pode saber que errou. Incrível, mas é. Apenas premio muito e faço muita festa quando ela acerta.

    Com a Sauza talvez eu corrija uma coisinha ou outra. Uma entrada no slalom, por exemplo. Mas se insistisse, na 3ª vez eu seguiria. Também não vou fazer o slalom 12 vezes. Uma indicação de out eu repetiria caso ela fosse por dentro. Porque é, sei lá... Menos que meio segundo!

    Mas isso sou eu... =)

    ResponderExcluir