sábado, 20 de fevereiro de 2010

Exposições de Cães: Uma atividade polêmica

Olá Pessoal!

Voltando ao blog pra postar, aos poucos pegando o jeito. Acho que agora estou me entendendo com isso aqui ^^!
Hoje venho aqui pra tratar de uma discussão polêmica, apesar de não parecer: a apresentação de cães em pista de beleza.
Não tenho muita prática, então minha opinião fica reservada apenas as coisas que eu li, e o pouco que eu vi, e estudei. Já fiz ano passado um curso para formação de handlers, e hoje foi a primeira vez que fui à uma exposição, claro, apenas pra assistir...por enquanto.
Desde pequena me ligo em cães, mais especificamente em comportamento animal há uns 10 anos, junto com o adestramento. O meu interesse por atividades com cães (agility, flyball, splash dog, schutzhund, e claro expo) mesmo, iniciou há uns 5 anos, e ficou depois que fiz meu primeiro curso de adestramento, também com a Camila ( eee Cá, você tá em todas! hahaha). A exposição de cães, começo a me encantar mesmo há pouco tempo, desde que assisti alguns videos, do CRUFTS, e do campeonato de Westminter, um na Inglaterra e outro nos EUA respectivamente. Aquela grandiosidade, aqueles cães maravilhosos, os handlers (pessoa que conduz o cão em pista) tão exuberantes, tentando tirar o máximo de beleza e estrutura de cada cão... Aquilo pra mim foi fascinante!!


Agora, o porque de ser uma atividade polêmica?
Bom, nesse tipo de exposição, apresenta-se o cão, e mostra-se apenas sua estrutura, conformação como dizem. Seus aspectos físicos. O cão mais perfeito, dentro dos padrões de sua raça (padrões podem ser vistos aqui).
Ou seja, temperamento, e funcionalidade de cada um, é deixado de lado nesse tipo de julgamento. E ai que começa o problema. Você pode dizer: mas o temperamento é deixado de lado? Mas os cães parecem ser tão calmos nas pistas, animados, isso não faz parte do temperamento? Claro!! Faz parte, mas isso consiste em toda uma criação PARA a exposição. Todo e qualquer cão dentro de pista, deve aceitar que o handler o conduza, e o juiz o apalpe, sem que o cão morda, ou se incomode com isso. Que eu saiba, existe apenas uma raça, em que o juiz não coloca a mão para julgá-lo, pois é um cão de guarda, me foge o nome agora, mas não, não é o Pitt Bull ^^!
Esses cães são criados desde pequenos, a maioria desde 1 mês para serem julgados, logo, isso leva a crer, que um cão, por mais que tenha um temperamento mais forte, como um dobberman, ou um rottweiler, deixarão ser tocados, talvez com um pouco de receio, mas deixarão.
Bom, voltando a discussão. Com isso, há quem diga, que cães de exposição, fugiriam um pouco da questão funcional da raça! O que estaria sendo julgado é só a beleza, e não a função de cada um, que, de fato é para o que eles foram criados. Por exemplo um Border Collie (Camila, me avise se estiver falando bobagem!), que tem como função pastorear ovelhas, não é julgado em quão bem desempenha essa tarefa, mas sim por sua estrutura. Porém! Ai começa a minha opinião. Por mais que não se julgue a função, há outros tipos de campeonato que julgam esse tipo de coisa! A própria competição de pastoreio!  Uma outra coisa a se pensar é: se o cão é para determinado para a função, é lógico que a sua estrutura deve ser de tal maneira, que o ajude a ter uma melhor funcionalidade!
Bom, pelo menos é o que deveria ser.... Claro, que nem tudo são flores... Há cães que são apenas belos; rottweilers que são lindos, mas na hora de guardar, são meros "labradores"; Malamutes do Alasca, que na hora de fazer tração, tem medo do carrinho! Pois é, isso acontece!
Enfim, há uma legião de criadores, que acredita que a exposição de beleza é apenas mais uma competição, para julgar uma coisa independente de outra. Outra legião, que julga que exposições de beleza devem ser extintas, pois não julgam função.
Minha opinião é: tentar ao máximo trazer cães para o mais próximo da perfeição em estrutura, para que essa estrutura seja uma ajuda em sua função, e sempre mantendo o instinto (me perdoem os etologistas pelo uso da palavra), e o temperamento designado para cada raça!

Puxa vida! Falei horrores! hahaha E isso que a discussão não termina aqui! Provavelmente voltarei a falar disso por aqui! Talvez eu tenha ficado repetitiva, e falte um pouco de coerência, porque eu desando a falar! Mas, valeu!

Bom! É isso ai!
Beijo pra quem fica!
Lambidas da Donna!
"Inté!"

2 comentários:

  1. refs seu blog tah lindo!adorei ele,vc tá de parabens!bjão

    ResponderExcluir
  2. Anta!!! Brigada mesmo!!!! Fico feliz de vc ter visto! E espero q esse aqui vá pra frente! hahaaha

    ResponderExcluir