terça-feira, 21 de julho de 2015

Você é o que você come............... E o seu bicho de estimação, é o que?

Já não é novidade para muitos que a área de nutrição me encanta, bem como comportamento animal. Unindo à isso a prática esportiva, na minha cabeça isso forma um "triângulo amoroso" onde um não vive sem o outro...


Se um corpo forte faz uma mente forte...Pra ter "gás" pra isso, a alimentação é algo crucial... É ai que eu digo, os três pontos se ligam, se fortificando, ou enfraquecendo um ao outro dependendo do estilo de vida de cada ser.

Para Humanos, já é sabido o quanto a atividade física faz diferença... Para cães, infelizmente isso ainda não é super falado... Claro, todo mundo fala o quanto é importante os cães passearem, etc... Mas, é apenas pra socialização? Pra eles sentirem cheiros, conhecerem pessoas e lugares? Não é algo que eu acredito...Acho que é muito mais do que isso...é colocar o corpo em movimento, fazer os hormônios rodarem, os nutrientes chegarem nos lugares corretos, e assim vai...
Indo além disso, quanto de exercício um cão precisa? Todos precisam o mesmo tipo? O mesmo tempo?
Hoje em dia é "lei" os 30 minutos. Mas, colocar um Pug com sobrepeso para andar 30 minutos, eu acredito que seja até uma  SACANAGEM  desinformação! 
Bem como nós, os cães precisam de rotina, e precisam de PREPARO. Isso é crucial!

Mas ok... E a nutrição? A nutrição que vai fazer tudo funcionar direito, e vai fazer com que aquele pug com sobrepeso tenha os nutrientes necessários:
1- Para emagrecer
2- Para aguentar um exercício de alto impacto (alguém dúvida que andar/correr é de alto impacto?)
3- Ter uma vida mais saudável ao lado do seu tutor.

E ai entram N coisas. O mais comum hoje em dia, onde muitas pessoas estão abrindo os olhos é para o TIPO de alimentação que nossos pets comem hoje. Será a ração o alimento mais adequado? E a alimentação natural - que eu prefiro chamar de alimentação caseira, tendo em vista que nossos cães, não tem mais uma "alimentação natural" pra chamar de sua....- é boa?

Mas acho que acima de tudo, do tipo de alimento, é o nosso organismo que nos diz o que é mais viável. Com isso, já há algum tempo, até mesmo por minha causa (eu, a humaninha por trás do pc e dos cães!) eu venho pesquisando e lendo sobre as nossas SUPER bactérias!

SIM!
Nós temos essas criaturinhas dentro de nós, e SIM, elas são boas! Ou pelo menos, deveriam ser!

São essas *fofinhas* que auxiliam nosso trato intestinal a metabolizar, sintetizar e assim vai vááááários nutrientes, além de serem super importantes em outros tantos sistemas no nosso organismo. E aos poucos, estão descobrindo que elas, as queridas fazem uma bela diferença na nossa saúde! Se estiverem bem, estamos bem, se não....pãtz.

E isso vai muito além de problemas intestinais. Estão descobrindo que podem fazer diferença, talvez, até em doenças como Parkinson, Alzheimer... 

Então, se isso faz diferença para nós, Humanos................. O que você acha que a falta dessas bactérias, faz pros nossos queridos amigos peludos????

Segue o link de uma reportagem que achei sensacional, compartilhada no Facebook, falando um pouco de um trabalho de uma Médica Alemã! Sim, é sobre Humanos, mas, porque não extrapolar isso para nossos bichinhos de estimação? Extrapolar para eles, ou vice versa (de animais para Humanos), é exatamente o que a "Zoobiquidade" (Zoobiquity) fala...mas isso...ah isso deixa pra outro post ;)

Segue o link!
Boa leitura!!


Beijos pra todos!
Lambidas da tchurma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário