Agility

O começo...

O agility entrou na minha vida, de uma maneira tímida.
Em 2007 fui fazer um curso na antiga Dog´z university, aonde eu conheci a Camila Sakavicius,  apenas de "formação de adestradores", e passaria 2 semanas lá, aprendendo, treinando. Conhecia o agility, sei lá, internet? Nunca tinha visto ao vivo, e não sei porque nunca tinha ido atrás....
Nankin e Eu no Match da Dog World
Nessas 2 semanas porém, o que eu mais vi foram treinos de agility. Comecei a aprender as regras, a conhecer os obstáculos, e principalmente, comecei a aprender como eles eram treinados. A noite aconteciam em maior número os treinos de agility, e as vezes eu ficava treinando os cães que vinham pra obediência, mas, meu olhar começou a se perder mesmo lá dentro, na pista.
Vi como era divertido, como todo e qualquer cachorro fazia. Aqueles que não faziam no começo, as meninas sempre descobriam algo que o cão amasse de paixão, e estimulasse, e lá se ia um túnel, um salto, uma passarela, e em alguns meses, eles já faziam uma pistinha legal.
Eu lembro de uma maltês extremamente fofa...Um boxer fora de série, com uma super dona, que era mega dedicada. Enfim, histórias que eu não esqueço. E claro, conheci os Borders de lá. A Festa da Camila, a Hanna da Ana. E então, começou a despertar não só a paixão pelo agility, como pelos borders também.
Apesar de tudo isso, quando entrei no cursinho preparatório para o vestibular, o "sonho" de fazer agility, ficou cada vez mais distante. Sem tempo pra nada, decidi que quando entrasse na faculdade tentaria voltar a pensar no esporte.
Bom, entrei na faculdade, e comecei a ir no Emporium dos Cães sempre que dava pra dar uma treinadinha com a turma, nem que fosse pra acompanhar. As vezes treinava com o Robinho, que foi meu grande professor, além da Camila, e da Ana.
Logo, veio o Nankin, meu primeiro border collie, e o agility  começou a virar verdadeira realidade. Em seguida o Otto, meu primeiro Flatcoated Retriever e assim, o agility se fixou na minha vida. E ai começaram os treinos, os vídeos na internet, o blog que me ajudou a conhecer muita gente, e novas idéias, novos conhecimentos. Conheci a Fernanda Lesnau, e a Gabi Almeida, que também começaram a me dar o maior apoio.
O problema era, como treinar? A partir do 2º ano da faculdade, o tempo apertou, e já não dava para eu ir todo o fim de semana para Campinas treinar. E em Botucatu, parecia não ter ninguém que tivesse nem interesse em ter pista.
Eis que um dia, uma amiga da faculdade, Isis Galani, vem me procurar, dizendo que em um canil, estão procurando alguém para dar aulas de agility, que eles tinham a pista, os obstáculos, e ela pediu para eu conversar com o Sr. Paulo, que ela tinha me indicado.
Mas, perai...EU?! Dar aula!? Eu nem entrei em uma pista ainda...Nem sequer tenho meus cães prontos! Eles nem tem idade, eu não sei nada! Como vou dar aula!?!?!?!?!!?
E ai, de novo, com o maior ânimo, sempre me jogando lá no alto, a galera do Emporium dos Cães, me deu um mega incentivo! Meus pais me animaram, falando que algo eu deveria saber, e que o resto, quer melhor maneira de aprender, do que "ensinando"?
Otto no Match da Dog World
Aceitei o desafio.
E hoje posso dizer que foi a melhor coisa que eu fiz!!!
Me obrigou a conhecer mais do agility, ler mais, pesquisar mais, conhecer métodos. E a melhor coisa do mundo, me fez ter contato com diferentes pessoas, diferentes cães!! Era de LONGE o que eu mais amava fazer. Esquecia tudo quando estava lá dentro, tentando ajudar, tentando melhorar. É a minha terapia!
E os meus treinos!? Aconteciam sempre depois dos treinos pro pessoal! As vezes eu poderia até estar cansada, dos treinos anteriores, mas quando você olha pros seus cães "pedindo" por aquilo, o ânimo sempre desperta novamente!
Hoje, estou entrando no meu 5º ano de faculdade, basicamente acabando minha graduação, e junto à ela várias responsabilidades a mais vieram, e novos projetos.
A partir de 2013 não dei mais aulas de agility, o que com certeza faz uma falta incrível, mas sei que é apenas temporário!
A idéia é manter um grupo pequeno, treinando, para quem se viciou no esporte, e para aqueles que pensam em competir.
Hoje, tenho Nankin sendo preparado ainda para o Grau 1, sendo que já tivemos uma prévia no Campeonato Mineiro em 2012, e Otto passando do Iniciantes para o Grau 1, no primeiro semestre de 2013.

E é isso!
Tenho muito `a agradecer, a muita gente! Desde os que me apoiavam, até os que me aguentam nos treinos!

Com certeza: Esse é apenas o começo! Dos meus primeiros 6 anos de agility!