sábado, 12 de maio de 2012

Entre risos e lágrimas.... Monstrotto!

Hello!!!

Título do post estranho né? Pois é... Mas foi assim que se definiu as 9º e 10º etapa do XIII Campeonato Brasileiro de Agility, realizados em Itu, fim de semana passado...
Demorei pra postar, entre um e outro motivo, pelo fato que eu precisava digerir tudo que aconteceu no fim de semana...
Queria manter a idéia que estava tendo, de fazer posts curtos, mas não parece que vai ser o caso hoje. Quem tiver ânimo de ir até o fim, já peço desculpas pelo post enorme.
Queria tornar o Adestramente menos pessoal. Mas não dá, não é do meu feitio. Então, nada melhor do que colocar minhas expectativas e frustrações do fim de semana, que me fizeram tomar um rumo diferente - que já deveria ter sido tomado a muito tempo, diga-se de passagem -  a partir de agora. Mas não, nadaa de abandonar o agility! Esse só me traz alegrias!!
Mas foi graças a ele, e principalmente à esse fim de semana, que me fez ver que algumas coisas estavam erradas. Bem erradas.

Quem conhece o Otto, sabe que de normal ele não tem nada. Sempre alegre, sempre feliz, derrubando tudo que vem pela frente, latindo, chorando, querendo ir em todas as pessoas do mundo, e cães. Isso seria engraçado, se não fosse trágico, pra mim. Quem ler isso, vai pensar: Vc é louca! Vc tem um dog doido, feliz, com drive e tá reclamando disso? Até o fim do post espero que vocês entendam minha auto-cobrança.
O Otto ficou o primeiro ano de vida com meus pais, quase não saiu, apenas pra uns treininhos básicos de agility no EDC quando eu vinha pra Campinas. Meus pais, que não tinham obrigação nenhuma perante ele, criaram ele da melhor forma possível, mas se hoje eu soubesse a "loucura" que esse cão é, teria feito questão de ter levado ele comigo. Então, digamos que ele não socializou direito com pessoas, cães, etc... A sorte, foi que diferente da maioria dos cães, ele não se tornou agressivo ou medroso com coisas novas, mas sim, EXTREMAMENTE ansioso.
Agora, pensem, e me digam de verdade: O que tem de divertido, em um cão, que é tão bruto na sua forma de agir, pela alegria, que assusta as pessoas, e muitas não querem nem passar a mão nele?! Ficam rindo de longe...
Qual é o legal, de levar ele em um curso, e enquanto eu escuto os comentários do exercicio, tenho q ficar totalmente alerta, pra ver se ele não quebra tudo, e ainda escutar "Po, segura esse cachorro...", mas não de uma forma engraçada, mas sim, de advertência.
Qual é o legal, de você não conseguir conversar com outras pessoas, principalmente aquelas que estão com cães, se ele não consegue se manter calmo do lado deles...Ao contrário, seja fêmea, seja macho, seja filhote, ou não, ele sempre quer montar. Ou seja, um comportamento sexual extremamente alto, pra um cão que não levanta nem a pata pra fazer xixi!!!!!!
Quanto divertido é, ter que manter o teu dog na caixa, como se fosse um leão, porque ele simplesmente SURTA quando sai... E todo mundo em volta fica tenso?

Mas "não" me dizem... Ele é só um cachorro feliz.

Eu sei disso. Sei disso muito bem. Mas que felicidade é essa, que ele não pode viver? Se eu solto, ele sai correndo e não escuta ninguém. Se eu solto, ele sai pra cima dos outros cães, e mesmo não indo avançar, os outros cães assustam, e acabam mordendo ELE!

Desculpa. Eu não vejo alegria nenhuma nisso.

E ai eu perco a cabeça. Como perdi no domingo, na 10º etapa. Quando cheguei na prova, ele me carregou o tempo todo... Voltei com o braço pra casa, que não conseguia trocar de MARCHA no carro!!!!!!!!!!! A Gabi viu isso...
E eu me sentia mal, porque briguei demaissssssssssssss com ele nesse dia... Me senti um monstro de brigar com um dog "tão querido e feliz" como as pessoas veem... Mas me disseram uma coisa, que não saiu mais da minha cabeça: "As pessoas só vem a alegria dele aqui...Ninguém mais convive com ele, a não ser você... Vc sabe os pontos bons e ruins dele, e como é a vida dele,  por isso, não se importe com o que os outros vão achar, de vc ficar chateada, brava, frustrada com ele..."

E é isso mesmo. Ninguém mais convive com ele sempre. Só eu.

E por isso eu decidi, depois de muito choro, mudar isso. Porque não dá mais. Outro dia fiquei 45 paradas, estática na minha casa, pra ver se ele acalmava. Em 45 minutos, o máximo que ele conseguiu foi sentar do meu lado por 5 segundos. É sério.

É ansiedade demais. Loucura demais.

Pro agility, isso até era divertido, e bom.

Mas pera lá. Até essa ansiedade ultrapassar barreiras, e ir pro agility também. A 10º etapa não me frustrou porque ele eliminou. Pff... Isso eu to acostumada com ele já hauhahauahuaha Mas porque aquela ansiedade de fora da pista, foi pra dentro dela. E isso sim, me deixou muito triste.
Eu sabia que tinham cães fora da pistas, outros machos, que poderiam avançar no Otto. Meu coração disparava ao entrar em pista, principalmente pelo fato de que, se ele saisse correndo, e fosse pra cima justamente de um desses dogs, ia ter problema, na certa.
O Otto apanha de todos os cachorros do mundo. Por sorte nunca se machucou. Mas de outro macho, forte, naquela loucura toda que é fim de semana de agility, meu medo aparece.

Entao quando ele não ficava, ou ficava pulando igual um louco na pré-pista, eu me sentia mal, pensando no que podia acontecer, se ele surtasse, como surtou, mas fosse pra fora da pista...

Na real...Na real mesmo, minha frustração, foi ter em um dia, no sábado, do meu lado, realmente o dog que treina comigo, mais controlado, prestando atenção no que eu to fazendo, e por isso sairam lindas pistas, e já no dia seguinte, ter um dog maluco, ansioso demais pra aguardar um simples fica, que SIM ele sabe fazer, é só ver as outras pistas dele...Totalmente diferente do Otto que EU conheço, que eu treino! E isso me chateou muito.

Gente.
Eu já tenho o Nankin que é um surtado no agility. Que eu não consegui estreiar até hoje porque é louco demais.

Eu não quero outro assim. Eu quero me divertir, não me importa que ele faça falta, que ele elimine... Mas eu só não quero ficar tensa com ele na hora de entrar em pista.

Entendam isso ou não... Esse é meu desabafo... e é por isso, que eu tava tão cabisbaixa no domingo...

Eu quero passear com meu cão, soltar ele e deixar ele brincar de bolinha, brincar com os outros cães. Eu quero que ele seja meu PET!

É só isso que eu quero... e isso não é pedir muito.

As pessoas podem entender ou não... Enfim... era só um desabafo... E uma maneira de explicar, o porque eu tava tão brava e chateada com ele no dia...

Vamos agora ao que interessa?!?!

XIII Campeonato Brasileiro de Agility

9º Etapa
1º Pista
Eu realmente fui reconhecer, já acreditando nas nossas eliminações! Eu e o Otto não estavamos treinando muito, principalmente nossas falhas. Estamos treinando bastante o Slalom, e coisas básicas e importantes eu deixei de lado! Já foi pra check list, pra retomar!
Primeira coisa, o "fica" dele. Nas outras provas, foram bons, acho que teve uma que ele queimou. Não tinhamos treinado mais, fui na fé. A idéia era largar ele rápido... Foi o que eu fiz...
No meio do caminho tinha um túnel, tinha um túnel no meio do caminho...
Conheço essa peste preta. Sei que ele ama o túnel, e se tiver que passar nas minhas costas pra fazer, é isso mesmo que ele vai fazer... Conversei muito com a Gabi e com o Tiago, que me deixaram a vontade pra fazer a condução que eu me sentia mais segura! Ficou estranha...Mas deu CERTO!!!! =D =D =D
Em geral, só vendo a pista pra saber! Foi linda, redonda!!! Larguei ele pra trás, e só corri.
Uma coisa que percebi nele é isso. Quando mais eu "largo" ele, e corro, mais ele foca em mim... Entrei com esse espirito, juntamente com o "Seja o que Deus quiser"...
Tanto é que teve um túnel, que eu vi ele quase "errando", mas larguei ele pra trás pensando "ele ama túnel, ele ouviu, ele se enrolou mas eu SEI que ele vai entrar", tanto que acharam que eu nem vi, mas eu vi...Mas ou eu largava ele, ou eu esperava, e me enrolava pra frente...Preferi largar, confiei, funcionou! =D
E funcionou! Pista linda! Redonda!!!!
1º lugar! Best Lap!!!!!
Sai com sorriso de orelha a orelha!!!!




2º Pista
De longeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee a pista que eu mais gostei dele até hoje!!!!!!!!!!!!!!! Foi fluída, gostosa! Amei amei amei conduzir ele nessa pista, e ser tão redondo!
A única coisa, foi o "fica", que já mostrava os sinais do que vinha a seguir, na etapa do dia seguinte......
Mas tirando isso, que com um belo "Não" desesperado, deu pra conter o gigante, a pista foi linda! O mais legal dela, foi que minutos antes de entrar, com a Gabi, decidimos, que seria melhor fazer um blind... Eu não tinha reconhecido isso... Então ficou a critério meu, e de como a pista ia se desenvolver!
Mas não é que deu certo?! E ficou lindaaaaaaaaaaa!!!!!!
Tivemos uma falta, de contato de subida da passarela... Alguns disseram que não foi... Tava escuro, e no vídeo o juiz ficou na frente, não dá pra ver...
Eu realmente não me importo. O Otto é enorme, além de tudo, comprido... Vai ser dificil ele não pular aquela zona de subida... Vamos tentar trabalhar nisso, mas eu realmene não me preocupo... Fiquei feliz demais! Nem acreditei que tinhamos conseguido terminar as 2 pistas em uma etapa!!!!
6º lugar!!
Objetivo do dia: Conquistado!!!!!!!!!!



Resultado: Com isso, pegamos 1º lugar na primeira pista, e 6º na outra, ficando com o 3º lugar geral!!!! Fiquei feliz demais! Não pelo pódium - claro que dá aquela orgulho né? - mas por termos terminado a pista, e ele ter sido exatamente como ele é comigo, nos treinos!!!! Gostosissimo de conduzir!! Fluído, doido, mas ao mesmo tempo tranquilo e focado!!! Amei!!! Se tivessemos ficado em 6º na primeira, ou tanto faz, tivessemos feito falta, pode ter certeza que eu estaria feliz da mesma maneira!!!

10º Etapa
1º Pista
Aiiiiiiiii começaram os pepinos.
Otto tava doido. E entrar pelo lado que mais tinha gente, enlouqueceu o coitado. Ainda mais que tinha gente lá assistindo, que na hora que eu fui entrar com ele, começou a chamar, enfim... Foi um rolo sem fim.
Fica ai a idéia, de em lugares como Itu, talvez manter a pré-pista longe da muvuca do pessoal... Não sei, fica dificil concentrar quando é assim...Ainda mais com cães muito loucos, no caso do Otto...E por mais que vc queira estimular teu cão, deixar ele doido, nesse momento vc quer fazer isso pra vc...e não que ele fique doido com as pessoas de fora da pista... Acredito que com cães medrosos, isso também não é muito bom...
Enfim, Otto entrou doidão. Lembro do Edu falando "Calma Laura!", e eu olhando pra ele e já dizendo "Já era". Conheço o troglo! Ele pulava feito um touro mecânico! Enfim, o fica foi um horror.
Eliminamos de CARA no 2º obstáculo.
Fiquei meeeeeeeeega triste. Não dá pra fingir que não. Mas fiquei triste, porque se fosse aquela pista, no dia anterior, teria dado certo, já que eu estava conseguindo indicar de longe, e ele tava indo buscar. Nessa pista, eu indiquei como sempre faço, e ele passou voando, direto pro túnel. Há quem diga que eu deveria ter fechado mais para "tampar" o túnel. Mas poxa, isso é uma coisa que ele sabia fazer, buscar saltos. Enfim, eliminamos... E ai, foi uma loucura! Me perdi por completo na pista...
E ai, apesar de ter sido engraçado, foi quando fiquei triste mesmo... Eu ouvia as risadas das pessoas... e nossa, morria de vergonha...Eu até achava engraçado...Mas pensava "Poutz, ele surtou aqui dentro também..." E ficava tensa...Baseado em tudo aquilo que já descrevi lá em cima...
O cômico da pista? Ele tentando entrar no túnel fechado ao contrário...
Aiiiiiiiiiii Bobotto bobotto!




2º Pista
Eu já tava uma pilha. Chateada com tudo aquilo que tava acontecendo. Prometi pra mim entrar em pista, esquecendo tudo que tinha acontecido... E entrei. Mas ele entrou MALUCO de novo. BEM PIOR que na primeira pista do dia. O fica dele não dava pra confiar mais...
Mas a pista foi boa!!!!!!!!
Tadinho dele, caiu da passarela, fiquei preocupada a principio, mas vi que ele continuava bem, resolvi continuar...E eliminamos por uma mega ultra blaster cagads minha... Simplesmente não coloquei o braço quando tinha que colocar, ele não saltou. Coisa que ele sabe fazer, mas com o "histórico" do dia, já não dava pra confiar né?
Bobeira!


Resultados: Foi ai que eu vi que o buraco é mais embaixo. Que a ansiedade dele agora passava pra dentro da pista. Let´s work!

Por fim, posso dizer que foi DEMAIS o fim de semana! Itu sempre uma delícia de lugar, as pistas foram ótimas, a CBA atendeu aos apelos, e deixou todo mundo terminar as pistas, isso foi GENIAL, e a CBA está realmente de parabéns!!!!!!!!!!!!
Fiquei extremamente feliz por isso!!!!!
A estrutura excelente, e ver os amigos e curtir, foi simplesmente tudooooooooooooo que eu queria!
Amei amei amei!!

E pra mim, Itu é mágico! Pegar nosso primeiro pódium lá, foi extremamente recompensante!!!! Ficamos muitos felizes!!!!!!!!!!!! =D

Agora, temos um longo tempo ai pela frente!!! Nossa próxima prova agora só em Agosto, já que semana que vem não poderemos ir! E começar a pensar já na próxima temporada, e na estréia do gigante no G1... Mas isso demora ainda... Agora é trabalhar pra em Agosto, poder curtir MESMO com meu gigante, no meio de todo mundo!!! =D

Beijos pra quem fica!
Lambidas do trio!!

6 comentários:

  1. LAURA QUERIDA! JÁ TE DISSE O QUANTO FIQUEI CONTENTE DE VER VOCÊ E O OTTO NA PISTA DE SÁBADO, NÉ? SEI QUE AS PROVAS SÃO UM RESULTADO DE NOSSO ESFORÇO, E ISSO VOCÊ TEM DE SOBRA!!!!! FORA ISSO, TEM O SEU GIGANTE, NÉ? DOIDO SIM, MAS QUE TE AMA ACIMA DE TUDO!!!!! E ESSA É A FÓRMULA DO SUCESSO: AMOR E DEDICAÇÃO. SEI QUE NÃO ESTÁ FÁCIL, MAS QUE GRAÇA TERIA SE FOSSE??? QUANTO MAIS DIFÍCIL, MAIS GOSTOSA É A CONQUISTA! CONTINUE SENDO ESSA PESSOA DOCE, PERSISTENTE E PACIENTE. TENHO CERTEZA DE QUE VOCÊ E O DOIDOTTO VÃO DETONAR!!! BJKS DA SUA ALUNA MAAAAAIS ORGULHOSA, SIL

    ResponderExcluir
  2. Autocobrança é uma merda, faz a gente sofrer 3x mais! Mas torço pra que essa autocobrança nos permita ir 3x mais longe também!!

    Meu professor de química dizia "em 100 anos de paz, a Suiça criou o relógio-cuco. Em alguns anos de guerra, a Alemanha reinventou o avião". Eu estou precisando estudar mais história pra lembrar se a frase era exatamente assim, mas enfim, rsrsrs.

    Que esses tempos tempestuosos tragam muitos proveitos depois!

    ResponderExcluir
  3. Pô, Laura. Apesar de tudo isso, vcs mandaram super bem. Deu até Best Lap!...rs.
    Mas, eu te entendo. É mais ou menos como eu me sentia quando o Cookie dava aqueles perdidos enormes, e a galera adorava ver ele super feliz, correndo pra qualquer lado na pista.
    Agora, apesar das eliminações, achei excelentes as pistas. Todas elas.
    Tenho certeza que o Ottão ainda vai dar muito o que falar! Negócio é ser persistente e não desistir nunca. Uma hora vai!!!

    ResponderExcluir
  4. Em 1º lugar, tudo seu é maluco! *rs* Eu 'tava crente que seria a 1ª a comentar, pois está aparecendo "0 comentários" e sou a 4ª!!! *rs* Bem, o seguinte... Quando comecei a ler seu post, veio logo a Cocota na minha cabeça. Cocota não pode ver criança que parte pra cima. E nem movimentos rápidos ou bruscos. Na coleira, então, fica mais agressiva ainda. Eu a levo no agility para ela ficar o tempo todo na caixa, sair pra fazer um xixi longe de tudo e de todos, fazer a pista e voltar pra caixa. Chega a me dar dó, pois ela AMA correr alucinadamente -- tem que ver no sítio. Daí entendo a sua frustração. E o PIOR é que no MEU caso o erro foi MEU. Só não sei aonde, porque ela saía, passeava e parei por não saber mais o que fazer quando o problema começou. Ela QUASE NÃO foi campeã do Iniciantes, porque eu NÃO queria ir pra Itu disputar as finais. Quando me falaram que a única coisa que separaria a pista do público era uma corda... Imaginei ela saindo da largada partindo pra cima de uma criança!! A ponto de o Giovanni, Rodrigo, Maria (Guará), se posicionarem em pontos estratégicos para travarem a Cocota se ela surtasse. Mas... =) Ela se saiu super bem e conquistamos o campeonato. Ela aprendeu a se focar em pista. Não sai dali se não for pra completar o percurso. Bem, AMO minha Cocotinha como você ama o seu Otto. Sei que do meu lado é mais trank. A Cocota é pequetita e leve, controlá-la não dói o meu braço! *rs* Mas eu não trabalho com adestramento e, infelizmente, não tenho tempo para fazer o que deveria com ela para parar isso. Tenho certeza que contigo será diferente! =) Beijos e lindas pistas! =D

    ResponderExcluir
  5. Lau eu tbm adoreei as pistas, mesmo! e eu acho que é bem como a Anna falou, auto cobrança vc vai ter mesmo, e é uma drogaaa mas vai te ajudar a ir muito longe! agora o negócio é parar e pensar como dar um jeito no doidotto! haahua vai com calma e paciência que tudo vai dar certo e lembra do podium suuper top de vcs pra dar confiança!
    acredito muuuito que vcs vão longe! e um dia eu espero poder levar o Simba pra treinar com vc!! =DD
    Bjss e boa sorte ;]
    ps. ahh tenho que estudar bovino!! culpa do seu blog super legal! hauha

    ResponderExcluir
  6. amei conhecer você, o Otto e o Nankin, parabéns por esse louco lindooo! e como todos já disseram as pistas foram lindas! continue persistindo que vocês irão muito longe =D

    ResponderExcluir